Atendimento individual e em grupo ao usuário e respectiva família, tendo como objetivo o desenvolvimento e manutenção de uma dinâmica familiar saudável que propicie o desenvolvimento eficaz da criança, adolescente e adultos com fissura, bem como o fortalecimento do indivíduo, a superação e elaboração de conflitos decorrentes da fissura, intervenções concomitante com os pais que manifestam outras dificuldades, muitas vezes de relacionamento, o qual implicam em algum problema junto ao filho. Suporte emocional na gestação quando ocorre diagnóstico precoce e acolhimento nos casos de nascimento para enfrentamento da condição de tratamento.
Intervenção precoce: nos primeiros dias de vida, orientando a família da importância do aleitamento materno exclusivo quando possível e seus benefícios e quando necessário auxiliar com orientação como posicionamento, pega, higiene oral, e sanando possíveis dúvidas dos pais, como uso de bicos artificiais.
Funções Neurovegetativas: prevenção e tratamento de dificuldade de respiração, mastigação e deglutição.
Estimulação de linguagem: em casos de atraso de aquisição de linguagem na primeira infância e terapia de linguagem oral para crianças ou adolescentes que apresentarem desvio fonético/fonológico na fala.
Motricidade orofacial: adequação da musculatura facial e oral, como prevenção de problemas articulatórios e odontológicos. Estimulação auditiva: terapia indireta ou direta em pacientes deficientes auditivos com ou sem aparelho auditivo ou implante coclear, realizando orientação com a família para continuidade da estimulação em casa.
Voz e Ressonância: alteração de voz e ressonância ocasionados pela fissura, como hipernasalidade e coarticulação.
Oferece avaliação audiólogica, através dos seguintes procedimentos: Audiometria, Timpanonometria, imitânciometria e Peate (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encéfalico).
Identificar e esclarecer as dificuldades de aprendizagem do processo educativo dos sujeitos, levando em conta o contexto de interações desse indivíduo e as implicações do mesmo. O atendimento psicopedagógico para crianças inseridas no ensino infantil tem como intuito a prevenção de sinais e sintomas de dificuldades de não aprendizagem, além de promover a estimulação de habilidades escolares.
Já para crianças inclusas no ensino fundamental I e II, e para adolescentes no ensino médio, esse propõe a avaliação, intervenção, orientação e acompanhamento dos casos afim de amenizar as dificuldades vivenciadas no processo de aprendizagem.
Em relação às atividades em grupo, essas são realizadas com o objetivo de proporcionar a interação e a sociabilização entre os usuários, favorecendo o desenvolvimento de diversos aspectos e habilidades para a vida em comunidade, tais como: Detectar necessidades, motivar e desenvolver as potencialidades e capacidades, criando espaços de reflexão, potencializando as ações da família e comunidade na proteção, desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, fortalecendo vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.
Tem como objetivo vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, que possibilitem o fortalecimento da autoestima, da autonomia, fortalecimento de vínculos familiares, ampliação da capacidade preventiva, protetiva da família, acesso aos serviços socioassistenciais e das políticas públicas setoriais, inserção familiar e social, trabalhando aspectos de desenvolvimento afetivo social e corporal, através de temáticas levantadas pelos próprios grupos, buscando desenvolver um trabalho voltado aos interesses e necessidades dos mesmos.
Realiza diagnóstico e tratamento de doenças e erros de refração apresentados pelo olho, oculística e oftalmiatria, como também orientação e acompanhamento.
Realizar procedimentos preventivos, curativos, tais como: aplicação de selante, restaurações, profilaxia, polimento, instalação e manutenção de aparelhos fixos e móveis, visando corrigir os distúrbios e alterações das arcadas dentárias decorrentes da fissura, restabelecendo os aspectos funcionais, estéticos e outros.
Realizar avaliação auditiva, nasal, cavidade oral, laringe e outros.
É o elo de intermediação entre os usuários, familiares e hospitais especializados, bem como outros serviços dos quais necessitem de sua intervenção no sentido de: informar, orientar, encaminhar usuários atendidos junto aos recursos da comunidade, realizar acolhida dos usuários e familiares, escuta, realização de cadastros, relatórios e prontuários, levantamento e diagnóstico socioeconômico das famílias, para análise da realidade social dos mesmos, realizar visita domiciliar, contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade social no que se fizer necessário.
Realizar visita hospitalar e domiciliar, por ocasião de nascimentos de bebês, levando orientação, informações sobre os procedimentos cirúrgicos, tranquilizar os pais, ação esta realizada com mães e técnicos da entidade.